Projeto CRAS Cidadão é sucesso na Rua do Fogo

foto: Pierre Sampaio
A manhã desse sábado (06/04) foi de muita animação para os moradores do bairro Rua do Fogo e adjacências. Centenas de pessoas de todas as idades participaram do Projeto CRAS Cidadão, realizado pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação. Durante toda a manhã, diversos serviços gratuitos foram oferecidos à população com o objetivo de promover a inclusão social. A Secretária da pasta, Sandra Coelho, acompanhou a ação, que ainda vai chegar aos outros quatro Centros de Referência da Assistência Social do município.

Segundo Sandra, o incentivo do Prefeito Cláudio Chumbinho na área de Assistência Social e as parcerias firmadas com outras secretarias contribuíram para o sucesso contínuo do projeto. “Para nós é gratificante ver esse retorno positivo de toda a população que tem comparecido em peso ao evento. Isso é sinal de que estamos no caminho certo, acolhendo a comunidade, informando-a sobre seus direitos e trazendo essas famílias, adolescentes, idosos e crianças para o convívio social. Graças ao apoio do nosso Prefeito e das secretarias parceiras, estamos conseguindo realizar um evento de qualidade para todos”, disse.

A programação teve início com a palestra sobre “Prevenção de Queda Para Idosos”, ministrada pelo fisioterapeuta Rafael Barreto. Em seguida, a geóloga Ana Maria Nunes, da Secretaria do Ambiente, Lagoa e Pesca, falou sobre a Campanha Recicla Óleo e o Plano Diretor. O combate à dengue também foi tema de palestra. A agente de endemias da Secretaria de Saúde, Thaís Costa, explicou sobre os cuidados na prevenção à doença, eliminação de focos e ciclos de reprodução do mosquito transmissor.

Esta é a primeira vez que a dona de casa Cláudia Loroza participa do projeto. Acompanhada da sobrinha Camile, de oito anos, a moradora do bairro Rua do Fogo se mostrou satisfeita com a iniciativa. “Acho muito importante nós termos projetos como esse aqui no bairro, que dão a oportunidade a muitas pessoas que muitas vezes não tem condições de fazer o cabelo, tirar um documento ou medir a pressão. Além disso, está sendo muito bom para nossas crianças e jovens que estão tendo espaço para brincar, se distrair e se divertir”, ressaltou.

Durante o evento, mais de 10 pessoas emitiram documentos, entre primeira e segunda vias de identidade e certidão de nascimento e casamento. O serviço de documentação foi feito por representantes da Fundação Leão XIII. O projeto também ofereceu música ao vivo, dança, ginástica para idosos, plantão de atendimento psicossocial e jurídico, corte de cabelo, aferição de pressão arterial e cadastramento nos programas sociais Bolsa Família e Cartão Cidadão.

Não faltou diversão para a criançada. Na programação infantil, muita animação com a apresentação de capoeira, pula-pula, brinquedoteca e oficina de contação de histórias. Mais de 30 crianças receberam orientações sobre higiene bucal, técnicas de escovação e dicas sobre alimentação correta.

Créditos à ascom PMSPA

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem