Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (PAISMCA) foi reaberto

O PAISMCA já realizou mais de 60 cirurgias ginecológicas, 120 coletas de preventivo, 35 exames de patologia cervical e 25 mulheres tiveram acompanhamento de pré-natal de risco.
foto: Renato Proença
O Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (PAISMCA) já está reaberto e recebendo a população. O Centro oferece tratamento ambulatorial de média complexidade por meio de encaminhamentos das unidades de saúde do município. Entre os serviços oferecidos estão cirurgias ginecológicas, patologia cervical, coleta de preventivo, pré-natal de alto risco, teste do pezinho, atendimentos pré-operatórios e planejamento familiar, com reuniões semanais. 

De acordo com a coordenadora da unidade, Valquiria Boa Morte,  em comemoração ao Mês da Mulher, durante todo o mês de março o Centro estará promovendo ações de estímulo à coleta do material para o exame preventivo do câncer do colo do útero e exame clínico das mamas para todas as profissionais de saúde do município. “Nosso objetivo é alertar as nossas servidoras sobre a necessidade da prevenção e do cuidado com a saúde”, salientou.

O Centro já realizou até agora mais de 60 cirurgias ginecológicas, 120 coletas de preventivo, 35 exames de patologia cervical e 25 mulheres tiveram acompanhamento de pré-natal de risco. Além disso, 680 mamografias foram solicitadas e 50 crianças tiveram atendimento em pediatria.

O PAISMCA fica localizado na Estrada do Porto, nº 36, no centro, Zona Sul de São Pedro da Aldeia.O funcionamento é das 7h às 16h.

Marcação de consultas ambulatoriais

Os atendimentos são feitos a partir do encaminhamento dos pacientes pelo posto de saúde. Há um agendamento mensal para os ambulatórios de cirurgia ginecológica, patologia cervical, coleta de preventivo, mastologia e pediatria. As marcações são feitas sempre na última segunda-feira de cada mês. O agendamento não é necessário nos casos de exame de anemia falciforme, teste do pezinho, mamografia e planejamento familiar. “Ainda não temos o atendimento ginecológico de rotina e o teste da orelhinha e do olhinho, mas pretendemos, futuramente, colocar em funcionamento”, salientou a coordenadora.

Em relação ao pré-natal de alto risco, a agenda fica aberta para a primeira consulta e o retorno é marcado pelo próprio médico. O teste do pezinho é feito todas as segundas e quartas. As reuniões do planejamento familiar acontecem sempre as quartas e sextas, a partir das 9h30. Durante os encontros, os casais recebem diversas orientações úteis sobre prevenção e métodos contraceptivos.

Os atendimentos são realizados por uma equipe de sete médicos especialistas nas diversas áreas de saúde da mulher: dois pediatras, um mastologista, três ginecologistas e um obstetra. Além disso, o centro conta com uma equipe de auxílio a cirurgias e procedimentos diversos, composta por uma enfermeira, uma assistente social e uma técnica em enfermagem, além de funcionários de apoio da área administrativa.

Créditos ao Diário Aldeense

Comentários

أحدث أقدم