Trabalhos da Secretaria de Urbanismo acontecem no bairro Colina na área de saneamento


Equipe da Secretaria de Urbanismo limpou cerca de 70 metros de manilha no bairro
 O problema das manilhas entupidas no bairro Colina, situação crítica e antiga, começa a ser solucionado. Uma equipe da Secretaria de Urbanismo está realizando a limpeza. Trabalhos de desentupimento de cerca de 70 metros de manilha da rua Alegria, na altura do cruzamento com a rua Central, no bairro Colina estão sendo feitos. Cerca de sete homens estão trabalhando no local com auxílio de um caminhão fossa e uma retroescavadeira.

O Diário Aldeense já publicou diversas matérias sobre a situação do bairro,a última delas no dia 04 de fevereiro onde informamos o início dos trabalhos de reparo.

“Essa é uma área emergencial do bairro, por serem pontos mais baixos. As manilhas estão assoreadas, com lixos e detritos que estão causando o entupimento e impedindo o esgoto de fluir normalmente. O Prefeito Cláudio Chumbinho logo solicitou que viéssemos para cá para sanar este problema de esgoto a céu aberto, que era uma antiga reivindicação dos moradores”

Contudo, depois da limpeza, os problemas devem voltar a ocorrer pois, como já informamos, as vias mais altas, nos morros do bairro, são de areia e quando chove, um grande volume desce e invade as vias mais baixas que são pavimentadas. Um erro grotesco e amador de planejamento urbano cometido no passado e que gera consequências agora vividas pelos moradores.

Durante a limpeza foram retiradas, além de muita terra, garrafas pet, pedaços de madeira, latinhas de cerveja e até bola de futebol dentro das manilhas, um retrato da total falta de conscientização por parte de alguns moradores. Também há relatos que durante a chuva, alguns moradores, por falta de conhecimento, abrem a tampa da boca de lobo, o que deixa o lixo entrar livremente na manilha e a entupi-la.

De acordo com o coordenador, a Secretaria de Urbanismo já fez um levantamento das áreas críticas da cidade, verificando se há necessidade de fazer a troca de alguma manilha ou limpeza dos bueiros. “Desde o início da gestão esse trabalho já vem sendo feito pela equipe de Saneamento. A gente pretende intervir, bairro por bairro, até assegurar o saneamento e a limpeza geral. Feito isto, vamos fazer a manutenção em todos os bairros, periodicamente, para manter sempre limpo e sem problema de esgoto a céu aberto”, declarou.

Não foi divulgada nenhuma previsão de pavimentação das vias mais altas, que são de areia, contribuintes para inutilizar as galerias nas ruas mais baixas.

Créditos ao Diário Aldeense
fotos: Pierre Sampaio

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem