Oficina do Sebrae capacita gestores públicos de São Pedro da Aldeia

Cerca de 40 gestores públicos, do Setor de Compras da Prefeitura de São Pedro da Aldeia, participaram da oficina “Compra Mais – Compras Governamentais” oferecida pelo Sebrae/RJ, no período de 26 a 28 de fevereiro na sede da Diretoria Municipal de Desenvolvimento Econômico/ACIASPA. A oficina teve como objetivo prestar orientações e capacitar os gestores públicos do município, a fim de estimular a participação das micro e pequenas empresas locais nas licitações públicas. Estiveram presentes à entrega dos certificados de conclusão de curso, o vice-prefeito, Iédio Rosa, que representou o Prefeito Cláudio Chumbinho, o Secretário de Administração, Antônio Carlos Teixeira, o Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Sérgio Mello e a gerente regional do Sebrae, Ana Cláudia Vieira.

Durante o curso, os servidores municipais receberam, de forma dinâmica, uma série de orientações no que se refere aos processos de compra da Prefeitura, informações sobre leis, incluindo a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, e simulações. O Programa “Compra Mais – Compras Governamentais” é uma realização do Sebrae em parceria com a Secretaria de Planejamento do Estado e o município.

O vice-prefeito, Iédio Rosa, comentou sobre o sucesso do evento. “Nós estamos felizes com essa parceria firmada entre a Prefeitura, a Associação Comercial e o Sebrae. A capacitação dos servidores municipais é de extrema importância. Isso nos ajuda a administrar e, ao mesmo tempo, ajuda a população. Hoje temos muitos empreendedores e micro e pequenos empresários que precisam e se interessam em fornecer para a Prefeitura e estamos dando todo o suporte necessário para que essa integração seja feita da melhor maneira possível, de acordo com as leis. Esperamos trazer mais cursos nos próximos quatro anos”, declarou.

De acordo com o Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Sérgio Mello, a participação dos micro e pequenos empresários nas ações de compra da Prefeitura fortalece o empresário e a economia da cidade. “A parceria com o Sebrae é um grande esforço que está sendo feito, através da capacitação dos agentes de compra da Prefeitura, para estimular a participação de empresários e empreendedores locais nas ações de compras públicas. Mas, para isso, o empresário tem que estar formalizado junto ao NAE, pois temos que pensar o desenvolvimento econômico da cidade de uma forma legal”, salientou.

O Secretário de Administração, Antônio Carlos Teixeira, o objetivo é intensificar o relacionamento entre gestores e empresariado e dar agilidade e transparência aos processos. “Sabemos que os micro e pequenos empresários são a mola mestra do município. Por isso, nossa gestão vai dar prioridade ao fornecedor local e, para isso, precisamos de todo o instrumento necessário para atender, de forma rápida, transparente e legal, às demandas locais. O curso foi de grande importância no sentido de fornecer esse conhecimento e intensificar a integração entre os dois lados”, declarou.

Os fornecedores locais de bens e serviços, interessados em se cadastrar no Registro Geral de Fornecedores do Setor de Compras, devem se encaminhar ao Setor de Protocolo, localizado na sede da Prefeitura, na Rua Marques da Cruz, 61, Centro. O atendimento é de segunda a sexta-feira, no horário das 9h às 16h30.

A Diretoria Municipal de Desenvolvimento Econômico conta com o Núcleo de Atendimento Empresarial (NAE), localizado na Associação Comercial, Industrial e Agrícola de São Pedro da Aldeia, na Rua Glória Lobo, 360, no Centro. O núcleo é um canal avançado de atendimento exclusivo aos empresários, contadores e empreendedores individuais.

Créditos à Ascom PMSPA. Foto: Raíra Morena.

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