![]() |
Fest Verão acontecerá e tem data prevista para início nesta segunda-feira (21/01) |
Ameaçado pela dificultosa situação financeira em que se encontra a Prefeitura Municipal, o 30º Fest-Verão, um dos eventos mais famosos da Região dos Lagos, está confirmado e a primeira parte deve ter início nesta segunda-feira (21/01). Serão disputadas as categorias sub 10, sub 12, sub 15, sub 16 entre outras de futebol de areia.
Até o momento somente esta modalidade esportiva foi confirmada devido a falta de verba. As equipes principais deverão participar do evento em sua segunda parte, que acontecerá logo após o carnaval. Ainda não foi divulgado oficialmente o calendário do evento que está passando por ajustes finais.
Fest Verão, um evento histórico e importante para São Pedro da Aldeia.
Tudo começou há mais de quarenta anos. Em 1969, o prefeito aldeense de então, Waldir Lobo, resolveu urbanizar a entrada da cidade. Sem muitos critérios, demarcou na praia um local para que os desportistas pudessem usar o espaço para o futebol. Ali nasceu a Praça de Esportes Hermógenes Freire da Costa, no dia 16 de maio daquele ano.
No verão seguinte, em 21 de dezembro de 1969, a história do esporte de areia teve seu marco, primeiro passo na cidade. O torneio início dos Jogos de Verão de São Pedro da Aldeia aconteceu, com a participação das equipes Laranja; o Galo, do bairro da Estação; o 16 de Maio, do Centro; o Bandeirantes, da Praia da Baleia; o Corcovado, formado por funcionários de uma grande empresa de supermercados; o Desportivo Predial, também constituído por funcionários do Banco Predial; o Carapicu; e o Nova Esperança, do Mossoró.
A competição se estendeu até o próximo ano, terminando dias antes do Carnaval de 1970, no mês de março. Galo e Laranja entraram em quadra para decidir quem seria o primeiro campeão das areias. O Laranja acabou se sagrando campeão, vencendo por 1 a 0, com gol de Carlos Henrique. Era a primeira equipe campeã dos Jogos de Verão de São Pedro da Aldeia.
Mas a competição foi interrompida. A edição de 71 não ocorreu, o evento retornou apenas no ano seguinte. Com trocas de governo, os jogos voltaram à ativa em 1985, com iniciativa de Fernando Freire, na época uma pessoa relacionada ao esporte local, que encaminhou a ideia ao então prefeito Dácio Leão que sacramentou o retorno das atividades esportivas.
Apenas em 1994, o prefeito Rodolfo Pedrosa criou o nome que ficou conhecido até os dias de hoje. Com a junção de shows, futevôlei, beach soccer e outras modalidades o torneio início passou a ser o Fest Verão de São Pedro da Aldeia. A partir de 1997, sob o governo de Carlindo Filho, as equipes passaram a receber subvenção da prefeitura, para que pudessem investir na construção de seus times.
Nos anos 2000 as regras foram mudadas. Já em 2005, após grande luta do secretário de Esporte e Lazer, Francisco Cantarelli, se tornou oficial a forma de disputa do beach soccer, com cinco jogadores para cada lado. Para Francisco Cantarelli, ex- jogador do Laranja e ex-secretário de Esportes, a tradição do Fest Verão não é encontrada em outros locais. Tem a cara da cidade que já foi uma aldeia.
Já em 2012, o Fest Verão recebeu pela primeira vez jogadores internacionais. Os portugueses Alan e Madjer, considerado o maior jogador de beach soccer de todos os tempos, e o uruguaio Pampero, eleito o melhor jogador do último Mundalito, pelo Vasco da Gama, foram contratados pelo Vovô Lima.
Créditos ao Diário Aldeense
Créditos ao Diário Aldeense
No lugar do prefeito não faria Fest Verão este ano, investiria o dinheiro em remédios, gases, seringas, termômetros e muito mais coisas que o hospital tá precisando...
ردحذفإرسال تعليق