Casa da Flor está recebendo intervenções que irão ajudar na restauração

Casa da Flor está recebendo intervenções por parte da Prefeitura e posteriormente será restaurada pelo IPHAN

A Casa da Flor, um dos principais patrimônios culturais de São Pedro da Aldeia, está recendo atenção especial do governo do prefeito Cláudio Chumbinho. A edificação histórica, idealizada por Gabriel dos Santos, está recebendo uma série de intervenções, que a deixarão preparada para a restauração, que será executada pelo Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

De acordo com o Secretário de Urbanismo, Júlio César Berlandi, está sendo realizado o escoramento do prédio e o levantamento topográfico da área. “Vamos preparar toda a área para que posteriormente o IPHAN possa realizar a restauração mais do que necessária na obra de arte deixada por Gabriel dos Santos” , afirmou.

A preservação desse patrimônio de importância internacional é uma das prioridades do prefeito Cláudio Chumbinho, que incluiu as melhorias na Casa da Flor entre os programas a serem executados logo no início de seu mandato.

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer é outro departamento do governo que está atento aos problemas da Casa da Flor. De acordo com o secretário Evaldo Bittencourt, vai acontecer ainda em janeiro uma reunião com representantes do IPHAN, onde será discutido o tombamento e a restauração da obra de arte pelo órgão federal. A Casa já é tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural – INEPAC .

Lançamento de livro

Outra ação, desta vez de divulgação, será realizada no dia 23 de janeiro, na Casa de Cultura Gabriel Joaquim dos Santos quando será lançado o livro “A Casa da Flor – Tudo caquinho transformado em beleza”, de Amelia Zaluar, presidente do Instituto da Casa da Flor e uma das maiores defensoras deste patrimônio internacional.

Segundo Evaldo, os detalhes da solenidade de lançamento estão sendo discutidos com o vice-presidente do Instituto da Casa da Flor, Geraldo Ferreira.

“Vamos prepara uma cerimônia bonita para esse momento especial de nossa cultura. O livro de Amélia, uma verdadeira guerreira na luta pela preservação da Casa da Flor, será um documento de extrema importância histórica e cultural para o nosso município” concluiu o secretário.

Créditos à Ascom PMSPA

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem