Descaso do governo e falta de consciência de moradores coloca São Pedro da Aldeia no reinado do lixo

Lixo se acumula em rua do bairro Porto da Aldeia. Poder público inoperante e população
inconsciente ajudam a gerar o problema. foto: artista desconhecido

A alta temporada se aproxima e a cidade está literalmente um lixo. O fim de mandato do atual prefeito está sendo marcado na história de São Pedro da Aldeia como um dos que mais abandonaram a cidade ao acaso. As ruas dos bairros do município estão sem coleta de lixo, varredura e o risco gerado para a saúde é eminente. Moradores denunciam e protestam através de fotos e dizeres contra a atual administração nas redes sociais. Bairros da Zona Sul, como Boqueirão, Porto da Aldeia e Poço Fundo estão acumulando lixo nas vias.

O bairro Poço Fundo acumula nas laterias de suas ruas montante de lixo doméstico, restos de construção, móveis, galhos de árvores resultante de podas e afins, em um dos pontos, se encontram perto da Laguna Araruama. No Porto da Aldeia tem inclusive colchão que ocupa juntamente com sacolas de lixo doméstico e mais entulho de construção as calçadas que deveriam estar disponíveis para o tráfego dos pedestres, um risco para a segurança ao obrigar passar pelo asfalto. Na Praia da Pitória, local de recente denúncia do Diário Aldeense, tem os mesmos gêneros de lixo dos anteriores, contudo o que surpreende é um container abandonado. 
Container abandonado na Praia da Pitória
foto: artista desconhecido

O descaso do governo municipal aliado a falta de consciência da população gera um risco para a saúde e segurança de todos. A coleta de lixo e a limpeza urbana que são de responsabilidade da prefeitura deixa a desejar, contudo a retirada de entulho de obras particulares são de responsabilidade dos que as realizam, ou seja, os proprietários que realizam as construções sem contar o descarte irregular realizado como sofás, armários e colchões em locais de terreno baldio e lateral de vias públicas.

O verão se aproxima e é o momento em que a economia turística da cidade se aquece. É inadmissível que uma cidade que tenha uma economia girando em torno do turismo permitir que essa situação de abandono permaneça, logo na Zona Sul que concentra as praias mais visitadas de toda a cidade como a Praia do Sol, do Sudoeste e Pitória. O comércio pode se preparar para uma queda no movimento nessa temporada em que as vendas deveriam alavancar. Turista não irá visitar uma cidade banhada em lixo, ou pelo menos se vier, a decepção será certa caso o problema não seja solucionado.

Portanto se faz necessário uma maior atitude do governo municipal em multar os porcalhões e realizar a coleta de lixo de forma adequada e satisfatória a fim de manter a ordem na cidade. O Diário Aldeense entrou em contato com a Secretaria de Serviços Públicos para saber quais atitudes serão tomadas para dar um fim ao caos, contudo, mais uma vez, até o momento de publicação dessa reportagem não obtivemos resposta oficial. Caso tenhamos resposta, a publicaremos nesta notícia.

Acompanhe as imagens feitas por moradores:

Rua de acesso à Praia do Sol em péssimas condições
foto: artista desconhecido
Lixo em esquina do bairro Porto da Aldeia.
foto: artista desconhecido
Restos de construção, lixo e móveis abandonados em lateral de rua no bairro  Poço Fundo
foto: artista desconhecido
Lixo bem perto da Laguna Araruama gera risco para o meio ambiente
foto: artista desconhecido
Sacos plásticos repleto de lixo doméstico e comercial abandonado em rua do bairro Poço Fundo
foto: artista desconhecido
Terreno baldio vira lixão no bairro Poço Fundo
foto: artista desconhecido
Sacos de lixo sem serem coletados em calçada do bairro Boqueirão
foto: artista desconhecido

Móveis, resto de podas e sacolas de lixo em calçada do bairro  Boqueirão
foto: artista desconhecido
Sofás e restos de construção em lateral de via pública no bairro Boqueirão
foto: artista desconhecido

Créditos ao Diário Aldeense




2 Comentários

  1. Mas o q se ia esperar desse desgoverno,evidente que um porcalhão vai gostar de refastelar-se em lixo.

    ResponderExcluir
  2. carlindo foi um mal prefeito no ultimo mandato, e agora nesse tbm,e se ele vier o povo ainda coloca ele de volta...eu nao duvido!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem