Empossado Conselho Gestor do Parque Estadual Costa do Sol

foto de César Valente
São Pedro da Aldeia foi sede da posse do Conselho Gestor Regional do Parque Estadual Costa do Sol. O Secretário de Meio Ambiente, Luciano Pinto, foi empossado como membro titular do Conselho e representou o Prefeito Carlindo Filho, que esteve presente, mas teve que sair devido outros compromissos. O evento foi nessa segunda-feira, no Teatro Municipal Átila Costa.

De acordo com Luciano Pinto a criação do Conselho é um fator determinante para gerenciamento de recursos. “Com a criação do Conselho iremos, de forma democrática, determinar ações e gerenciar os recursos, pensando sempre no bem de todos os municípios que compõem o Parque e principalmente em São Pedro da Aldeia. Precisamos efetivar as ações do Parque”, disse.

Com cerca de dez mil hectares (um milhão de metros quadrados), o parque estadual vai proteger os costões rochosos; restingas, dunas; sambaquis; lagoas; florestas e outros ecossistemas da região onde ainda podem ser encontradas plantas endêmicas e animais de restinga em extinção, como o lagarto da praia e o formigueiro-do-litoral (Formicivora litorallis), além do mico-leão-dourado, que vive nas reservas de Jacarepiá e na Serra das Emerências, entre Cabo Frio e Búzios. O parque protege áreas de São Pedro da Aldeia, Saquarema, Araruama, Arraial do Cabo, Cabo Frio e Búzios.

O evento contou com as presenças do diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas, André Ilha, o Chefe Estadual do Parque Costa do Sol, Sérgio Ricardo Soares, o Secretário do Consórcio Intermunicipal Lagos São João, Márcio Flávio, o Representante do Inea, Túlio Wagner e os secretários de meios ambiente dos municípios que compõem o Parque Estadual Costa do Sol.

Créditos à PMSPA

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem