Prorrogado o prazo para apresentação do PLHIS

O Conselho Gestor do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (CGFNHIS) prorrogou por mais seis meses a apresentação do Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS) que estava com data marcada para o dia 31 de dezembro de 2011. A prorrogação foi em função da necessidade de um período adicional para a conclusão dos trabalhos. São Pedro da Aldeia já finalizou a 2º etapa do Plano, com a produção de um diagnóstico preliminar. O próximo passo será a conclusão do diagnóstico e a realização da Audiência Pública.

O PLHIS é um instrumento de implementação do Sistema Nacional de Habitação Interesse Social (SNHIS), que objetiva promover o planejamento das ações do setor habitacional de forma a garantir o acesso à moradia digna, regulamentar a expressão dos agentes sociais sobre a habitação de interesse social e a integração dos três níveis de governo. Tem o objetivo de diagnosticar a situação habitacional do município e dar as orientações e diretrizes para o planejamento do setor habitacional local, tanto na área urbana quanto rural, com foco especial na habitação de interesse social para que a cidade possa planejar e saber exatamente onde irá aplicar os recursos adquiridos e como vai crescer e requalificar habitações precárias existentes, além de identificar que tipo de moradia as pessoas desejam e como será feito o acesso a esta moradia.

O processo de elaboração do Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS) consiste em 3 (três) etapas; a primeira é a proposta metodológica, a segunda o diagnóstico do setor habitacional e, por fim, as estratégias de ação, que resultarão em um conjunto de diretrizes e instrumentos de ação e intervenção para o setor da habitação de interesse social.

Créditos à PMSPA

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem