Prefeitura de São Pedro da Aldeia entrega mais uma escola para o povo aldeense

A inauguração da Escola Municipal Aurelino Martins dos Santos, em São Pedro da Aldeia, foi marcada por uma grande festa, com a presença maciça da população. O prefeito da cidade, Carlindo Filho, acompanhado da Secretária de Assistência Social, a primeira dama Leni Santos, e do vice-prefeito, Marcos da Trecos, a Secretária de Educação, professora Alanna Frare, o presidente da Câmara Municipal aldeense, Aguinaldo Sodré, além de vários vereadores, autoridades municipais, diretores escolares e praticamente toda a equipe da Secretaria de Educação estiveram na inauguração. Todos para conferir o sucesso de mais uma obra entregue.

Professores e funcionários da escola estavam bastante emocionados. A diretora Rosângela Valadão, afirmou que valeu à pena esperar. “A comunidade agora pode se sentir lisonjeada por ter um patrimônio próprio, que é essa magnífica obra. O Governo Municipal está de parabéns, pois o maior legado que ele pode deixar para a população é a Educação, e nós temos visto o quanto tem sido investido nessa área”, parabenizou. Quem também não mediu palavras para expressar os agradecimentos, em nome da comunidade, foi a presidente da Associação de Moradores, Elizabeth Higino. “Quem abre a porta de uma escola fecha várias de prisão. Hoje a comunidade está em festa”, dizia Elizabeth que aproveitava o momento para pedir zelo ao patrimônio: “Essa obra é nossa, então devemos cuidar dela. Por isso, quero pedir aos pais e alunos presentes para que, juntos com os seus colegas, ajudem a preservar esse patrimônio”.

O Prefeito Carlindo Filho aproveitou para lembrar que no próximo dia 17 São Pedro da Aldeia fará 119 anos de emancipação político-administrativa. Motivo de festa para a cidade e para os moradores do bairro da Colina, que recebem a primeira grande obra. “Foi muito difícil conseguir um espaço adequado e documentado para construir essa escola, respeitando o que determina a Lei para construção de prédios públicos. Mas, depois de conseguirmos vencer essa etapa, exigimos que a obra fosse realizada com toda a qualidade que vocês merecem, visando à acessibilidade de todos!”, disse o prefeito que aproveitou para anunciar que vem muito mais. “No próximo ano ainda teremos inauguração de outras três escolas, inclusive uma delas será a primeira Escola de Educação em Tempo Integral de Ensino. Nós vemos que o investimento na Cultura e Educação de São Pedro da Aldeia é um compromisso e uma prioridade do Poder Público Municipal”, afirmou. O vice-prefeito, Marquinhos da Trecos, fez questão de parabenizar a Secretária de Educação e toda a sua equipe pelo trabalho de excelência que tem desenvolvido no município.
Pais e alunos também eram só alegria! Adriana Mendes, mãe da aluna Marilane, de nove anos, disse que estava ansiosa para conferir o resultado. “O Governo Municipal acertou na construção dessa escola. Ela era a nossa principal necessidade. Ficou ótimo!”, disse. Já Antônio Auriliano da Silva, morador do bairro há 20 anos, mostrava com orgulho as fotos de todas as etapas da obra, que ele acompanhou de perto. “Tenho três filhos que estudam aqui e sei o quanto esse investimento vai beneficiá-los”, afirmava.

O aluno Isael Lima Belmiro, de 12 anos, estava todo orgulhoso da nova sede. Ele disse para as autoridades presentes que vai gostar muito de estudar na escola. “A sala de informática será o meu lugar preferido!”, dizia enquanto conferia as instalações ao lado do prefeito.

Professores, alunos e comunidade escolar podem comemorar, pois o novo prédio agora é realidade e tem uma área construída de aproximadamente 1.075 m2. A escola recebeu o nome de um antigo morador do bairro, em homenagem póstuma. A esposa do senhor Aurelino Martins, a Dona Maria do Carmo, de 81 anos, fez questão de participar da cerimônia acompanhada de filhos, netos e bisnetos. “Tenho certeza de que o meu marido estaria muito feliz, assim como eu estou agora!”. A escola beneficiará nossos netos e bisnetos”, falou. São oito salas amplas e arejadas, sendo três adaptadas especialmente para atender aos alunos do pré-escolar, todas com ventiladores de parede. A sala de informática está totalmente equipada e a biblioteca bastante agradável para acolher os alunos nas grandes viagens literárias!

O prédio tem dois andares, com rampa de acesso para o segundo. Aliás, acessibilidade foi a grande preocupação da equipe da Secretaria de Obras da prefeitura aldeense. Toda a escola foi arquitetada possibilitando o livre acesso de todos. O banheiro, corretamente adaptado, possui barras de apoio e as portas do prédio são mais amplas para que os cadeirantes passem com facilidade. A área externa é um espetáculo à parte, com playground e espaço gramado com bancos. Tudo isso sem falar do projeto arquitetônico da nova escola. Com um designer inovador e moderno toda a área externa do prédio é decorada com pastilhas coloridas. As janelas são de vidro temperado e com grades para reforçar a segurança. “É a escola que sonhamos”, define bem a professora Roberta Nunes.


A Secretária de Educação, professora Alanna Frare, também falou da satisfação em oferecer um lugar digno para os alunos estudarem e ainda parafraseou o ilustre escritor português Padre Antônio Vieira: “Para falar ao vento bastam palavras, para falar ao coração são necessárias obras”. Ela aproveitou para agradecer também todo o apoio que tem recebido do Governo Municipal nos diversos projetos e eventos da Educação. “Nesse momento a Prefeitura não inaugura apenas obras, mas marca uma nova fase na vida dos moradores da Colina e prioriza assim as ações sociais”, finaliza.

Créditos à PMSPA. Fotos de Cesar Valente.

Comentários

أحدث أقدم