Campanha de vacinação contra poliomelite e sarampo começou hoje (06/08)


Começou nesta segunda-feira (06/08) e vai até o dia 31 de agosto a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomelite. Todas as crianças de um ano a menores de cinco devem se vacinar, independente da situação vacinal. A expectativa é imunizar cerca de 812 mil crianças em todo o estado. Este ano, 14 casos de sarampo foram confirmados no Estado do Rio de Janeiro, sendo 11 na cidade do Rio, dois em Duque de Caxias e um em Niterói e a vacinação em todo o estado é importante para evitar que a doença de alastre.

Segundo o Governo do Estado do Rio de Janeiro, foram distribuídas aos municípios um milhão de doses de vacinas contra o sarampo e mais um milhão contra a poliomielite. No dia 18, será realizada uma grande ação, o Dia D de vacinação, onde todos os postos de saúde estarão funcionando e os pais poderão aproveitar o sábado para proteger as crianças contra essas doenças.

O Ministério da Saúde recomenda que para a poliomielite, as crianças que não tomaram nenhuma dose durante a vida receberão a vacina VIP (Vacina Inativada Poliomielite). Os menores de cinco anos que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a VOP (Vacina Oral Poliomielite), a gotinha. Sobre o sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina Tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba, independente da situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias.

Em São Pedro da Aldeia a mobilização ocorre nas Unidades de Saúde do município, com exceção dos bairros Três Vendas e Recanto das Orquídeas. A prefeitura municipal alerta que informações sobre dia e horário de vacinação devem ser obtidas diretamente nas Unidades de Saúde de cada bairro.

Em Iguaba Grande, ex segundo distrito aldeense, a campanha se iniciou hoje (06/08) em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), de segunda a sexta, de 08h às 17h e a meta é vacinar 95% das crianças. Já em Cabo Frio, outro município vizinho, a prefeitura vai realizar a vacinação em 13 unidades polo: o Centro de Saúde Oswaldo Cruz (CSOC); os Esf’s Manoel Corrêa, Jardim Caiçara, Itajuru, Jacaré, Tangará, Boca do Mato; UBS da Praia do Siqueira; Hospital do Jardim; PS de Unamar; PAM de Santo Antônio, Esf Florestinha e Angelim de 8h às 17h. Deve-se levar a caderneta de vacinação. 

Poliomielite (Paralisia Infantil)
A vacina contra a poliomielite é segura e protege contra os três sorotipos do poliovírus: 1, 2 e 3. A vacina não tem contraindicações e é recomendada, até mesmo, para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia. De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil está livre da poliomielite desde 1990, portanto é fundamental que a população procure a vacina.

Sarampo
A proteção contra o sarampo faz parte das vacinas Tríplice Viral e Tetra Viral, disponíveis conforme calendário de vacinação do Ministério da Saúde para crianças entre 12 e 15 meses. Devem ser vacinadas as crianças a partir de um ano e adultos de até 49 anos que não tenham sido imunizados. Aqueles que tomaram as duas doses da vacina não precisam tomar nova dose.

Créditos ao Diário Aldeense

Comentários

أحدث أقدم