Saquarema será palco do maior festival de surf da América do Sul


Pelo quarto ano consecutivo, Saquarema, conhecida como a Capital Nacional do Surf, se prepara para sediar o maior festival da modalidade na América do Sul. O Saquarema Surf Festival, realizado em memória a Leo Neves e apresentado pela Prefeitura de Saquarema, acontecerá de 15 a 21 de abril na Praia de Itaúna. O evento reunirá renomados nomes do surf mundial e nacional, além da nova geração.

Com uma área ampliada em quase o dobro da edição anterior, abrangendo aproximadamente 1.200 metros quadrados, o festival promete ser um marco no calendário esportivo. Organizado pela 213 Sports, vertical de esportes da V3A, o evento é chancelado pela World Surf League Latin America e será válido pela segunda etapa do Circuito Banco do Brasil de Surf.

O Saquarema Surf Festival é reconhecido por englobar três competições distintas: Qualifying Series, Longboard Pro e Pro Junior, nas categorias masculina e feminina, com igualdade na premiação para homens e mulheres. Esta etapa do Qualifying Series é a única na América do Sul com pontuação máxima de 5.000 pontos, oferecendo também vagas para o Challenger Series 2025.

Pedro Dau de Mesquita, CEO da 213 Sports, destaca a importância do evento para o cenário do surf nacional, enfatizando o apoio à nova geração local. O festival reserva oito vagas para atletas locais, selecionados em colaboração com a Associação de Surfe de Saquarema (ASS) e o Centro Municipal de Treinamento de Surfe.

Ivan Martinho, presidente da WSL na América Latina, destaca a relevância da etapa do QS 5.000 em Saquarema, ressaltando a presença de atletas renomados que prometem elevar o espetáculo na Praia de Itaúna.

Entre os atletas confirmados estão João Chianca e Tainá Hinckel, representantes da Seleção Brasileira nos Jogos Olímpicos de Paris. A expectativa é de que o número de inscritos supere os 215 do ano passado, com participantes como Matheus Herdy, Alejo Muniz, Silvana Lima e Bela Nalu.

Além das competições, o Saquarema Surf Festival expande suas atividades, incluindo uma competição de skate com a presença de Pedro Barros, medalhista olímpico e oito vezes campeão mundial no Skate Park.

O evento não se limita apenas ao esporte, promovendo também ações de sustentabilidade e oferecendo entretenimento com shows de bandas locais. A quarta edição do festival conta com o apoio da Prefeitura de Saquarema, patrocinadores e parceiros institucionais.

O Saquarema Surf Festival é uma celebração do surf e do estilo de vida saquaremense, contribuindo para consolidar a cidade como um importante polo esportivo no Brasil e no mundo.



Comentários

أحدث أقدم