Projeto Águas de Gaia empodera mulheres através do Surfe e SUP na Região dos Lagos


Inspirado na mitologia grega, em que Gaia simboliza o planeta Terra e sua essência natural, o Águas de Gaia, projeto social do Instituto Incentivar Esporte e Cultura de São Paulo, desembarcou na Região dos Lagos com uma proposta transformadora: oferecer aulas gratuitas de surfe e stand up paddle (SUP) exclusivamente para mulheres das comunidades locais. Patrocinado pelo Instituto Aegea e pela Prolagos, o projeto promove não apenas atividades esportivas, mas também fortalece o empoderamento feminino e estimula a troca de experiências entre as participantes.

As aulas de surfe acontecem na Praia do Forte, em Cabo Frio, envolvendo moradoras do bairro Caminho de Búzios, enquanto as práticas de SUP são realizadas na Lagoa de Araruama, para mulheres do bairro Parque das Garças e região, em Arraial do Cabo. A iniciativa, que conta com o apoio das associações locais Amocab e Apescarpgin, proporciona não apenas atividade física, mas também momentos de conexão com a natureza e consigo mesmas.

Para Sara Leandra, moradora do Caminho de Búzios, a experiência de participar das aulas de surfe foi reveladora: "Foi uma reconexão comigo mesma. A gente se sente capaz de superar desafios e encontra paz no contato com o mar". Da mesma forma, Tânia Cristina, artesã do Parque das Garças, destaca a sensação de liberdade proporcionada pelo esporte aquático: "Dentro da água, você esquece os seus problemas".

Cristiane Brosso, idealizadora do projeto, destaca o envolvimento das comunidades locais nas atividades, enfatizando a importância de ocupar espaços e promover a geração de renda comunitária. Aline Araújo, coordenadora de Responsabilidade Social da Prolagos, reforça o compromisso da empresa com o empoderamento feminino e a qualidade de vida das mulheres, destacando a importância do apoio ao Águas de Gaia.

O projeto, que também é realizado em municípios litorâneos do Nordeste do Brasil, planeja realizar 28 vivências em cada local até outubro. As interessadas podem encontrar mais informações no perfil do Águas de Gaia no Instagram (@‌aguas.de.gaia), mas devem se apressar, pois as vagas são limitadas.

Comentários

أحدث أقدم