Búzios recebe doses de soro para emergências médicas, incluindo o soro antiescorpiônico

Foto: Ascom PMAB



Na manhã desta terça-feira (19), a Prefeitura de Búzios, através da Secretaria Municipal de Saúde, recebeu uma importante remessa de soros para lidar com emergências médicas na região. Além do soro antiescorpiônico, fundamental para tratar picadas de escorpiões, foram disponibilizados soros antibotrópico, para serpentes Bothrops, antiofídico, para cobras, anticrotálico, para serpente Crotalus, e antiaracnídico, para aranhas.


A secretária municipal de saúde, Priscilla Gasparetto, destacou a importância desses recursos para enfrentar os desafios emergentes. "Estamos comprometidos em garantir que tenhamos os recursos necessários para enfrentar desafios emergentes. Receber doses dos soros antiescorpiônico, antibotrópico, antiofídico, anticrotálico e antiaracnídico é um passo importante para manter nossa comunidade segura. Seguimos rigorosamente o protocolo do Ministério da Saúde para garantir a eficácia desses tratamentos."


Búzios vive uma infestação de escorpião-amarelo, o Tityus serrulatus, considerado o mais perigoso do Brasil. O sinal de alerta foi ligado em fevereiro, quando agentes de controle de endemia reportaram o crescimento de escorpiões em uma área de mata, que fica no centro da cidade. Ao G1, em fevereiro, a Vigilância Ambiental de Búzios disse que está intensificando o monitoramento, realizando busca ativa e que identificou cinco bairros com a maior incidência: Centro, Ferradura, João Fernandes, São José e Rasa.

Caso o morador de Búzios se depare com um escorpião, a Vigilância Ambiental da Prefeitura pede que ele faça o relato da presença de escorpiões pelo número (22) 2350-6010, ramal 6252, por onde ele também pode solicitar às devidas orientações. A Prefeitura ainda disponibiliza o seguinte telefone para a remoção de entulho nas ruas: (22) 981458666.


Por Redação D.A.

Comentários

أحدث أقدم