Secretaria de Assistência Social aldeense intensifica serviço de abordagem social


A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) conseguiu uma adesão ao acolhimento institucional na noite desta quinta-feira (29). A ação ocorreu por meio de uma equipe técnica do CREAS especialista nesse tipo de atuação, e contou com apoio da Guarda Municipal. A pasta destaca que as intervenções estão intensificadas no município durante a pandemia do coronavírus e nos períodos de queda intensa de temperatura. Mais pessoas já foram redirecionadas aos municípios de origem ainda neste mês.


O trabalho planejado de aproximação inclui a escuta qualificada e a construção de vínculo de confiança com as pessoas e famílias em situação de risco pessoal e social nos espaços públicos. O objetivo é direcionar o público para um abrigo institucional ou junto à família. Na noite da última quarta-feira (28), uma pessoa foi reconduzida à cidade de origem e na última semana, mais um morador retornou ao seu município, localizado em outro estado.


 A iniciativa visa atender e acompanhar as pessoas com dificuldade de acesso às políticas públicas ou com vínculos familiares ou comunitários rompidos. É importante lembrar que a ida da população em situação de rua para um abrigo não é obrigatória, sendo realizada apenas em comum acordo com a pessoa em questão.


A pasta reforça, ainda, que realiza sistematicamente o Serviço Especializado em Abordagem Social destinado às pessoas em situação de rua, famílias, adolescentes ou outros segmentos da população que estejam em vulnerabilidade e/ou risco social. Apesar da abordagem e mapeamento das áreas, a população em situação rua nem sempre concorda em ter acesso à rede de proteção social. 


Por Ascom PMSPA

Comentários

أحدث أقدم