Nova adutora ampliará oferta de água em Armação dos Búzios


Um dos destinos turísticos mais concorridos do país, Armação dos Búzios é conhecida internacionalmente por suas belezas naturais, atraindo turistas de todo o mundo. O charmoso balneário que reúne sofisticação, esportes aquáticos e a tradição das comunidades quilombolas deverá receber cerca de R$ 70 milhões em obras de saneamento nos próximos cinco anos. A previsão está no plano de investimentos proposto pela Prolagos, uma empresa da Aegea Saneamento, ao Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ).  


Um dos principais investimentos será a construção de uma nova adutora (tubulação de grande porte que transporta água) para aumentar a oferta de água para município, principalmente em período de alta temporada, quando o consumo aumenta por conta da permanência dos turistas. Com 13,5 km de extensão, a nova rede será implantada da Estação de Bombeamento Tamoios, na Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), ao reservatório no bairro São José, beneficiando os cerca de 35 mil moradores e milhares de turistas que visitam o balneário.


Além da melhoria na macro distribuição de água, a concessionária também prevê obras de extensão de rede de água tratada, que irá favorecer quase mil pessoas em três localidades: Alto da Rasa, Morro do Marisco e a comunidade quilombola da Baía Formosa. 


“Os investimentos em saneamento impulsionaram o desenvolvimento de toda a região nas últimas décadas, permitindo que se transformasse na potência turística que é hoje. Temos muito orgulho de fazer parte desta história e reforçamos o nosso compromisso em continuar transformando vidas por meio dos serviços de água e esgoto”, reforça o diretor-presidente da Prolagos, Pedro Freitas.


Assim como o fornecimento de água tratada, a cobertura de coleta de esgoto também irá aumentar, protegendo o meio ambiente. Até 2026 serão construídos mais de 40 km de rede separativa, contemplando os bairros Porto Belo, Bosque de Geribá, Capão, Alto de Búzios, Manguinhos, São José, Baía Formosa, Cem Braças, Tucuns, Geribá, Canto de Geribá. 


A iniciativa prevê a migração do atual modelo de esgotamento sanitário em vigor, Coleta em Tempo Seco, para Separador Absoluto, com a construção de redes exclusivas para o transporte de esgoto. Em complemento, estão previstas ainda a construção de 07 estações elevatórias, 2,48 km de rede para bombeamento do esgoto, além de melhorias na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que opera em nível terciário e é uma das mais modernos do país, inclusive, com a produção de água de reuso.


O Plano de Investimentos da Prolagos foi apresentado ao CILSJ e agora será enviado à agência reguladora para aprovação final. Participaram da reunião do CILSJ o vice-prefeito de Búzios e Secretário de Obras, Saneamento e Drenagem, Miguel Pereira, e o Secretário do Ambiente, Pesca e Urbanismo, Evanildo Nascimento.


Por Ascom Prolagos

Comentários

أحدث أقدم