Cabo Frio receberá 135 km de rede separativa de esgoto nos próximos anos


Cerca de R$ 140 milhões serão ser investidos na implantação de redes separativas de esgoto em Cabo Frio, nos próximos cinco anos. A proposta faz parte do plano de investimentos nos serviços de água e esgoto da Prolagos, uma empresa da Aegea Saneamento, até 2026, apresentado ao Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ) e que será enviado à agência reguladora para aprovação final. Ao todo, serão destinados aproximadamente R$ 155 milhões em obras de saneamento básico no distrito sede.


Com os recursos serão implantados aproximadamente 135 quilômetros de rede coletoras de esgoto contemplando os bairros Jardim Caiçara, Jardim Olinda, Palmeiras, Praia do Siqueira, Portinho, Parque Burle, São Cristóvão, Cajueiro, Ogiva, Peró, Centro, Braga e Vila do Sol. O projeto prevê ainda a construção de 11 estações elevatórias e 7,72 km de linha de recalque, que serão responsáveis por bombear o efluente até a estação de tratamento.


A definição dos locais está alinhada à estratégia definida pela concessionária e os cinco municípios da área de concessão para substituir o sistema de esgotamento sanitário Coleta em Tempo Seco, modelo em vigor que capta as contribuições da rede de drenagem, para separador absoluto. Para otimizar os recursos, foram consideradas as áreas que tenham estações de tratamento e elevatórias (unidades de pressurização de esgoto) já instaladas, além de maior concentração de habitantes, para atender a 50% da população até 2026.


Além do aumento da cobertura no sistema de esgoto, a Prolagos também ampliará a oferta de água com a construção de mais de 54 mil metros de rede, beneficiando aproximadamente oito mil pessoas. As extensões de rede chegarão aos bairros Balneário São Francisco, Botafogo, Manoel Correa, Monte Alegre, Caravelas do Peró, Monte Alegre, Campos Novos I e São Jacinto. “Além dos projetos específicos para cada município, o plano de investimentos prevê ainda a ampliação da estação de tratamento de água, que passará dos atuais 1500 litros por segundo, para 1800 l/s, que permitirá que a Prolagos continue na busca pela universalização do abastecimento em toda a área de concessão” – pontua o diretor-presidente, Pedro Freitas.


Além de Cabo Frio, a Prolagos é responsável pelos serviços de água e esgoto nos municípios de Armação dos Búzios Arraial do Cabo, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia, atendendo cerca de 420 mil pessoas na baixa temporada e mais de 1,2 milhão nos meses de verão.


Por Ascom Prolagos

Comentários

أحدث أقدم