Cabo Frio ganha primeira Trilha Ecológica Sensorial


Foi inaugurada nesta sexta-feira (25), em Cabo Frio, a Trilha Ecológica Sensorial, que passa a ser a primeira trilha inclusiva e totalmente acessível de toda a região Costa do Sol. A solenidade ocorreu em meio à I Exposição do Cavalo Mangalarga Marchador, que acontece no Parque de Exposições da Fazenda Campos Novos, em Tamoios, e termina neste sábado (26). 


O projeto foi desenvolvido pela Prefeitura de Cabo Frio e conta com o apoio do Centro de Inclusão Social do Deficiente Visual (CISDV) e do Projeto Geoparque Costões e Lagunas. A cerimônia de inauguração contou com a presença da vice-prefeita, Magdala Furtado, além de secretários municipais, adjuntos, superintendentes e coordenadores. 


“Muitas vezes, na correria do dia a dia, a gente não para pra entender e ver o outro com esse olhar de inclusão. Para mim, sendo daqui, de Tamoios, é um orgulho muito maior poder ver e participar do que está acontecendo hoje. A primeira trilha inclusiva da Costa do Sol é um marco na história de Cabo Frio e só temos a agradecer a todos que fazem parte disso”, afirmou a vice-prefeita Magdala Furtado.  


Durante a abertura oficial da trilha foi realizada uma experiência com 10 convidados por vez, em respeito às normas sanitárias por conta da pandemia da Covid-19. Os participantes foram vendados e utilizaram uma corda para sentir o trajeto pelo qual caminhavam, demonstrando a possibilidade do acesso aos deficientes visuais.


A trilha é linear, plana, larga, e possui um quilômetro de extensão. No trajeto há diversas espécies de plantas identificadas com placas transcritas para o braille, onde o deficiente visual consegue identificar o nome popular e científico de qual espécie se encontra à sua frente, entre elas mamona, alfavacão, eucalipto, sansão do campo, maria sem vergonha, araçá, limão galego, pitanga, jenipapo, paulínia, sanhaçaiba, aroeira, marcela, erva baleeira, dormideira e jamelão.  


A trilha está configurada para atender ao público de todas as idades e em especial as pessoas com qualquer tipo de deficiência, inclusive os cadeirantes. Durante o percurso, os participantes são estimulados a perceber os diferentes sentidos do próprio corpo através de ações vinculadas ao ambiente natural. Recebem ainda informações sobre as propriedades das espécies encontradas e sobre o contexto histórico cultural da Fazenda Campos Novos.  


“Muito feliz de estar inaugurando mais uma trilha em Cabo Frio, e dessa vez uma trilha especial. Precisamos ter um olhar social e inclusivo em todas as áreas, e o turismo é um importante gerador de emprego e renda para o nosso município. Nosso objetivo é colocar nossa cidade em um patamar de turismo economicamente viável e acessível para todos”, disse o secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Carlos Cunha. 


Com um discurso emocionante que contou com uma intérprete de libras, a superintendente de Políticas Públicas da Pessoa com Deficiência, Maria Idalina Araújo, que é cadeirante, destacou a alegria de poder fazer parte da trilha sensorial, que inclui de forma integral a pessoa com deficiência nas trilhas de Cabo Frio.


“Todos falam sobre a inclusão, mas há uma diferença entre inserir e incluir. Inserir é quando você convida alguém para uma festa. Nós estamos aqui todos juntos, inseridos. Na hora que formos para a trilha, é a hora que estarei incluída, é a hora que vocês me chamariam para dançar. A partir de hoje eu poderei fazer uma trilha sozinha com minha cadeira de rodas. Eu vou conseguir dançar com vocês”, finalizou a superintendente de Políticas Públicas da Pessoa com Deficiência, Maria Idalina Araújo. 


A trilha ficará aberta para visitação em todos os eventos realizados no Parque de Exposições da Fazenda Campos Novos. Para participar, basta comparecer na tenda montada pela Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer e agendar com os guias disponíveis. Neste final de semana, a trilha pode ser visitada durante a I Exposição do Cavalo Mangalarga Marchador,  e durante a edição especial da Feira do Produtor Rural, que vai até domingo (27). 


Teste de Acessibilidade

Antes de ser inaugurada, a primeira trilha sensorial da região da Costa do Sol passou por vários testes de acessibilidade. E esses testes foram feitos por quem mais entende do assunto: as pessoas com deficiência. A última testagem aconteceu na véspera da inauguração e foi realizada pela cadeirante e superintendente de Políticas Públicas da Pessoa com Deficiência, Maria Idalina Araújo.


Durante o trajeto, Idalina percorreu todo o trecho em sua cadeira de rodas, e aprovou a acessibilidade, antecipando o discurso feito durante a inauguração sobre inserir e incluir.  


“Estou me sentido inserida e incluída”, contou, emocionada. 


Na ocasião, a turismóloga e superintendente do Turismo,  Luane Ferreira, contou que todos os testes feitos têm como objetivo tornar o trajeto acessível a todos, incluindo de forma integral quem tem algum tipo de deficiência. 


"O objetivo da trilha é fazer com que as pessoas experimentem a floresta em todos os sentidos. Para isso faremos diversos experimentos sensoriais para que todos sintam a natureza de diversas formas e, principalmente, vivam a experiência da deficiência”, concluiu.


Por Ascom PMCF

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem