Conhecimentos e curiosidades de São Pedro da Aldeia serão abordados em curso


Como forma de homenagear os 404 anos de São Pedro da Aldeia, que serão completos no dia 16 de maio, o Centro de Formação Continuada (CEFOR) da Secretaria de Educação irá oferecer qualificação aos profissionais da pasta sobre conhecimentos gerais da cidade. O curso terá como objetivo conhecer a história do município de forma dinâmica, obedecendo à Lei Orgânica, à geografia e aos assuntos que poderão ser incluídos em conteúdo curricular nas escolas.


A formação será desenvolvida em quatro módulos, com início no dia 18 de maio e término em 20 de julho. Serão trabalhados conteúdos levantados a partir de pesquisas sobre a biodiversidade, fragmentos do Parque Estadual da Costa do Sol e a elaboração de projetos para serem aplicados nas unidades escolares. A previsão é de que todas as aulas sejam na modalidade à distância, com possibilidade de um circuito no centro cultural histórico a ser combinado ao final do curso.


A responsável por aplicar a formação será a bióloga e pesquisadora Elizabeth dos Santos Azeredo Coutinho Franco, que já atuou na rede municipal, A pesquisadora conta que durante o tempo em que lecionou pela E. Mz. Capitão Costa, no bairro da Cruz, iniciou estudos que chamaram atenção do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o que fez com que o assunto se expandisse até pesquisas relacionadas à importância da cidade de São Pedro da Aldeia para a Região dos Lagos.


Com os bons resultados gerados, Elisabeth conta sobre a importância de repassar o conteúdo aos educadores. “Com isso tudo, achei interessante fazer um curso de formação para os novos profissionais ou até mesmo os antigos. É uma forma de incentivar, nesse período de pandemia, e gerar projetos adaptados à nova realidade, usando a história e biodiversidade da cidade e trabalhando com o que existe em torno da escola em que eles lecionam”, contou a pesquisadora.


O link de inscrição da formação será divulgado ao corpo diretivo de cada uma das 42 escolas da rede municipal. A carga horária proposta do curso será de 20h. No total, 35 vagas estarão disponíveis.


Por Ascom PMSPA

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem