Prefeitura promove Semana do Agricultor nos dias 27,28 e 29 de julho

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, promove, nesta sexta-feira (27), sábado (28) e na segunda-feira (30), a Semana do Agricultor Familiar. A programação será realizada no Horto Escola Artesanal, situado na Rodovia Amaral Peixoto, Km 107, no bairro Balneário. Durante o evento, serão oferecidas oficinas práticas e feira de produtos agroecológicos com a participação de agricultores familiares do município.

Secretário de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Dimas Tadeu falou sobre a programação. “Na última semana do mês de julho, nós realizamos a Semana do Agricultor Familiar, em alusão ao Dia do Agricultor, comemorado no dia 28 de julho. Teremos oficinas diversas, com foco na produção artesanal, cultivo orgânico, aproveitamento de alimentos e na adoção de boas práticas agrícolas. Também teremos uma Feira Livre com produtos agroecológicos, processados e não processados, como farinhas, pimenta, abóbora, batata doce, frutas e outros. Contamos com a participação de todos”, disse.

A programação terá início nesta sexta-feira (27), às 9h, com a oficina de Horta Agroecológica. O conteúdo programático inclui, dentre outros aspectos, o trabalho com hortas alternativas, o incentivo às boas práticas na agricultura, técnicas de compostagem e preparação do solo, adubação orgânica, cultivo protegido de hortaliças e de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC), com foco em práticas de manejo que diminuam a utilização de defensivos, fornecendo alimentos seguros, livres de contaminações físicas, químicas ou biológicas.

Já no sábado (28), a partir das 9h, terá início a Feira Livre, com produtos agroecológicos, além da Oficina de Aroeira e produção de licor, onde serão abordados os princípios básicos, etapas e métodos do processamento de licor de fruta, de forma artesanal e com reaproveitamento dos alimentos. Encerrando a Semana, na segunda-feira (30), às 9h, será realizada a Oficina de Aipim, que vai abordar técnicas de cultivo e aproveitamento culinário, com pratos doces e salgados. O encerramento da programação contará novamente com a Feira Livre e, a partir das 16h, um café da tarde será oferecido aos participantes. O último dia de evento também será marcado pela entrega dos certificados das oficinas e uma cerimônia em homenagem aos agricultores.

Confira a programação completa da Semana do Agricultor Familiar em São Pedro da Aldeia:

Sexta-feira (27/07)
9h - Oficina de Horta Agroecológica - Técnico Agrícola Carlos Frederico.

Sábado (28/07)
9h - Oficina Aroeira (Licor de Aroeira) - Secretário de Agricultura, Dimas Tadeu.
9h - Feira Livre com produtos agroecológicos.

Segunda-feira (30/07)
9h - Oficina de Aipim - Professora Eli Arlete.
9h - Feira Livre com produtos agroecológicos.
16h - Encerramento com café da tarde, entrega dos certificados das oficinas e homenagem aos agricultores.

Créditos à Ascom PMSPA

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem