Vacinas de Oxford e da Pfizer podem reduzir em 80% risco de hospitalização de idosos com apenas uma dose


O Instituto de Saúde Pública da Inglaterra, PHE (Public Health England), divulgou nessa segunda-feira (1) os resultados de estudo preliminar sobre a eficácia das vacinas contra a covid-19 da AstraZeneca/Oxford e da Pfizer/BioNTech em idosos realizado com mais de 7,5 milhões de pessoas acima dos 70 anos na Inglaterra. Os resultados ainda não foram revisados por outros cientistas.


Após aplicação de uma única dose em casos sintomáticos de covid-19, a vacina da da Pfizer/BioNTech apresentou eficácia de 57% a 61%. A da AstraZeneca/Oxford, de 60% a 73%, segundo o estudo. Em ambos os casos, a proteção foi alcançada 4 semanas depois da vacinação.


O PHE verificou também que uma única dose das vacinas pode reduzir em 80% o risco de hospitalização dos idosos.


“Eu realmente espero que, ao redor do mundo, as pessoas estudem esses dados e entendam o que eles significam. Vacinar-se com o imunizante da AstraZeneca/Oxford ou da Pfizer/BioNTech é o certo a se fazer. Salva vidas”, declarou o secretário de Saúde do Reino Unido, Matt Hancock


Israel realizou ume studo similar com 1,2 milhão de pessoas. A pesquisa mostrou que a vacina da Pfizer/BioNTech é capaz de reduzir os casos sintomáticos de covid-19 em 94% uma semana depois da aplicação da 2ª dose. O imunizante também diminui em 92% o risco de desenvolver um caso grave da doença e em 87% as hospitalizações.


Principal aposta do Brasil

O Brasil utiliza a vacina de Oxford/Astrazeneca no seu PNI (Plano Nacional de Imunização) e possui acordo com a farmacêutica para produção nacional de doses em parceria com a Fiocruz, no estado do Rio de Janeiro. A vacina de Oxford/Astrazeneca é a principal aposta do governo federal para a imunização nacional.


A Fiocruz promete entregar 210 milhões de doses da vacina até o fim de 2021 sendo 100,4 milhões de doses serão produzidas no primeiro semestre, a partir do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) importado da China, e outros 110 milhões a partir do insumo produzido localmente graças ao acordo de transferência de tecnologia fechado com a Universidade de Oxford e o laboratório AstraZeneca.


O Brasil também vai receber por meio do Covax Facility, da OMS, mais 10 milhões de doses da Oxford/ Astrazeneca.


Situação na Região dos Lagos

A Coronavac é a principal vacina utilizada no PNI (Programa Nacional de Imunização) até o momento. Todas as 7 cidades da Região dos Lagos também possuem a Coronavac como a principal vacina contra o Covid-19 em volume de doses recebidas.


Em São Pedro da Aldeia, que possui o melhor portal de transparência da vacinação da região, a Coronavac corresponde a quase 70% das doses enviadas ao município. Veja o montante de doses recebido até o momento por cada cidade:

  • Araruama - 6.630 (Coronavac) e 3.140 (Oxford/Astrazeneca)
  • Arraial do Cabo - 1.420 (Coronavac) e 680 (Oxford/Astrazeneca);
  • Búzios - Não informa as doses separadas;
  • Cabo Frio - Não informa as doses separadas;
  • Iguaba Grande - Não informa doses recebidas;
  • São Pedro da Aldeia - 3.332 (Coronavac) e 1.432 (Oxford Astrazeneca);
  • Saquarema - Não possui portal da transparência da vacinação contra a covid-19.


Por Diário Aldeense

1 Comentários

  1. Excelente notícia. O povo anseia muito por essa vacina e o Presidente Jair Messias Bolsonaro está realizando um excelente trabalho para manter o Brasil na vanguarda da vacinação e desempenho econômico. Parabéns pela excelente notícia, São Pedro da Aldeia precisa de jornais como esse.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem