Secretaria de Educação promove confecção de tapetes de sal no feriado

Como acontece tradicionalmente em São Pedro da Aldeia, este ano, mais uma vez as Escolas da Rede Municipal de Ensino farão a confecção de 45 tapetes com uma tonelada de sal, no dia de Corpus Christi. Esse ano a celebração será na quinta-feira (30). Os tapetes coloridos serão feitos no Centro da cidade, próximo à Praça das Águas. O trabalho de confecção terá início às 7h da manhã e os tapetes ficarão expostos até às 17h, quando acontecerá a procissão. Três temas serão trabalhados no dia de Corpus Christi: O ano da fé, a Jornada Mundial da Juventude e 50 anos do Concílio Vaticano II.

A Secretaria de Educação fez a distribuição dos desenhos alusivos aos temas para todos os diretores das escolas municipais. As gravuras foram selecionadas pela comissão paroquial. Além da tinta e do sal, as escolas poderão utilizar também outros materiais como tampa de garrafa pintada, areia, tecido, pó de serra e outros materiais, estimulando a criatividade de cada escola.

A festa de Corpus Christi passou a integrar o calendário religioso no Brasil em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima, em Brasília. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais. A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. A confecção de tapetes de rua é uma manifestação de arte popular que tem como origem a comemoração do Corpus Christi.

Créditos à ascom PMSPA

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem