Chumbinho participa de reunião no Palácio Guanabara em prol do SAERJ

Da esquerda para direita: Cláudio CHumbinho, Sérgio Cabral e Evaldo Bittencourt
O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, realizou reunião hoje (28/05) na sede do governo estadual, Palácio Guanabara, em prol da adesão dos municípios ao Sistema de Avaliação da Educação Básica do Estado do Rio de Janeiro – SAERJ. Representando São Pedro da Aldeia, estiveram presentes o prefeito Cláudio Chumbinho e o Secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Evaldo Bittencourt.

Evaldo foi convidado para se pronunciar em nome de todos os secretários estaduais de educação. Em sua fala destacaram-se a importância do sistema para a produção de um diagnóstico mais preciso na qualidade do ensino público.

São Pedro da Aldeia aderiu ao SAERJ em abril deste ano. Atualmente, 57 dos 92 municípios fluminenses já utilizam a avaliação que monitora a qualidade do ensino na rede pública.

SAERJ

O SAERJ, criado em 2008, é uma prova que prioriza a avaliação dos estudos do português e matemática. Os testes são aplicados anualmente para o 5º ano e o 9º anos do Ensino Fundamental, a 3ª série do Ensino Médio, o 4º ano do Curso Normal, fases equivalentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e concluintes do Programa Autonomia.

Dentro do mesmo contexto, o Saerjinho é aplicado bimestralmente, desde 2011, para estudantes do 5º e do 9º anos do Ensino Fundamental, do Ensino Médio regular, do Curso Normal, e fases específicas da EJA, da Nova EJA e do Programa Autonomia, com o objetivo de acompanhar o rendimento dos estudantes durante o ano letivo, identificando e corrigindo as dificuldades encontradas. Além das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, os alunos do Ensino Regular também são avaliados em Ciências (Ensino Fundamental) ou Química; Física e Biologia (Ensino Médio); História e Geografia.

Créditos ao Diário Aldeense

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem