Campanha de vacinação contra poliomelite e sarampo começou hoje (06/08)


Começou nesta segunda-feira (06/08) e vai até o dia 31 de agosto a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomelite. Todas as crianças de um ano a menores de cinco devem se vacinar, independente da situação vacinal. A expectativa é imunizar cerca de 812 mil crianças em todo o estado. Este ano, 14 casos de sarampo foram confirmados no Estado do Rio de Janeiro, sendo 11 na cidade do Rio, dois em Duque de Caxias e um em Niterói e a vacinação em todo o estado é importante para evitar que a doença de alastre.

Segundo o Governo do Estado do Rio de Janeiro, foram distribuídas aos municípios um milhão de doses de vacinas contra o sarampo e mais um milhão contra a poliomielite. No dia 18, será realizada uma grande ação, o Dia D de vacinação, onde todos os postos de saúde estarão funcionando e os pais poderão aproveitar o sábado para proteger as crianças contra essas doenças.

O Ministério da Saúde recomenda que para a poliomielite, as crianças que não tomaram nenhuma dose durante a vida receberão a vacina VIP (Vacina Inativada Poliomielite). Os menores de cinco anos que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a VOP (Vacina Oral Poliomielite), a gotinha. Sobre o sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina Tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba, independente da situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias.

Em São Pedro da Aldeia a mobilização ocorre nas Unidades de Saúde do município, com exceção dos bairros Três Vendas e Recanto das Orquídeas. A prefeitura municipal alerta que informações sobre dia e horário de vacinação devem ser obtidas diretamente nas Unidades de Saúde de cada bairro.

Em Iguaba Grande, ex segundo distrito aldeense, a campanha se iniciou hoje (06/08) em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), de segunda a sexta, de 08h às 17h e a meta é vacinar 95% das crianças. Já em Cabo Frio, outro município vizinho, a prefeitura vai realizar a vacinação em 13 unidades polo: o Centro de Saúde Oswaldo Cruz (CSOC); os Esf’s Manoel Corrêa, Jardim Caiçara, Itajuru, Jacaré, Tangará, Boca do Mato; UBS da Praia do Siqueira; Hospital do Jardim; PS de Unamar; PAM de Santo Antônio, Esf Florestinha e Angelim de 8h às 17h. Deve-se levar a caderneta de vacinação. 

Poliomielite (Paralisia Infantil)
A vacina contra a poliomielite é segura e protege contra os três sorotipos do poliovírus: 1, 2 e 3. A vacina não tem contraindicações e é recomendada, até mesmo, para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia. De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil está livre da poliomielite desde 1990, portanto é fundamental que a população procure a vacina.

Sarampo
A proteção contra o sarampo faz parte das vacinas Tríplice Viral e Tetra Viral, disponíveis conforme calendário de vacinação do Ministério da Saúde para crianças entre 12 e 15 meses. Devem ser vacinadas as crianças a partir de um ano e adultos de até 49 anos que não tenham sido imunizados. Aqueles que tomaram as duas doses da vacina não precisam tomar nova dose.

Créditos ao Diário Aldeense

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem