Alunos da Escola Municipal do Vinhateiro se formam no projeto "Escolas Preparadas"

Os alunos da Escola Municipal Vinhateiro, localizada no bairro de mesmo nome, participaram nesta quinta-feira (09) da solenidade de formatura da primeira turma do projeto “Escolas Preparadas”. A iniciativa é promovida pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Defesa Civil e em parceria com a Secretaria de Educação. A cerimônia contou com a presença de autoridades municipais e responsáveis dos alunos.

O diretor da Defesa Civil aldeense, Marcus Dothavio, parabenizou os alunos e todos os envolvidos no projeto. “Foi tudo maravilhoso. Aos poucos fomos conquistando cada aluno, abordando temas que fazem parte da realidade deles e formando uma família. O projeto não acaba hoje, agora a responsabilidade deles é muito maior, pois estão cadastrados como alunos da Defesa Civil no nosso plano de contingência. O nosso papel está sendo feito, estamos trabalhando na prevenção, que é o principal foco”, declarou.

Logo após a execução do Hino Nacional e Municipal, foi apresentado a todos os presentes o objetivo do projeto e tudo que foi realizado nesse período de 45 dias. Fotos das ações foram exibidas em telão. Na ocasião, foram entregues os certificados aos 35 alunos formados no “Escolas Preparadas”.

Durante a realização do projeto, os estudantes participaram de palestras sobre suicídio, bullying, engasgamento, combate a incêndio, primeiros socorros, meio ambiente, acidentes domésticos, descarte de lixo e doutrinas da Defesa Civil. Ao lado dos funcionários da unidade, os estudantes passaram por um Simulado de Evacuação de Abandono de Escolas, na última quarta-feira (08), e avaliação do conteúdo ministrado.

A diretora da E. M. Vinhateiro, Elizabeth Oliveira, avaliou o projeto. “A iniciativa teve grande impacto no comportamento dos alunos, o que foi de muita importância na vida dos 35 estudantes que foram treinados. Selecionamos os ‘fios desencapados’ e eles se engajaram nessa participação, fizeram com muito empenho e dedicação. Tenho certeza que esses alunos serão multiplicadores”, afirmou.

Para a coordenadora de Saúde Preventiva da SEMED, Maria Regina Silveira, foi gratificante ver a forma com que os alunos transmitiram o significado que o projeto trouxe para vida deles. “Agora esses estudantes têm uma grande responsabilidade, pois foram privilegiados por serem selecionados a participarem desse projeto. Que eles sejam verdadeiros multiplicadores, que levem todo o aprendizado para seus familiares e amigos, que assim possam ter um futuro melhor, com menos riscos. É isso que queremos para eles”, disse.

Inédito na Região dos Lagos, o projeto “Escolas Preparadas” tem como meta inicial capacitar 1.200 crianças, com idade entre seis e 12 anos, para lidar com situações de riscos. A Escola Municipal Vinhateiro foi a primeira a participar da iniciativa, que está prevista para seguir até o término do ano letivo vigente. A ação contou com o apoio do Portal Defesa Civil.

Maria Eduarda de Souza, de 12 anos e aluna do 6º ano, falou sobre sua participação no projeto. “Eu gostei muito de ter participado da iniciativa e não queria que tivesse terminado. A parte que mais mexeu comigo foi da automutilação, aprendi muito. Vou levar lembranças boas por toda minha vida”, comentou.

Também prestigiaram o evento o diretor de Ordem Pública, Maurício Lopes, o vereador Ronaldo Linhares e agentes do Portal Defesa Civil.

Créditos à Ascom PMSPA

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem