Alunos de creches aldeenses passam por avaliação antropométrica

Foto: Lilian Souza
A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Educação, está realizando a avaliação antropométrica das crianças de todas as creches municipais. A avaliação é feita três vezes ao ano pela nutricionista da SEMED, Sheila Cunha, com os instrumentos adequados à técnica. Nesta quinta-feira (05), os alunos da Creche M. Comunitária Tia Fátima, no bairro Campo Redondo, foram avaliados. Estima-se que 387 crianças nas creches integrais do município passarão pela avaliação. A próxima etapa de pesagem será no mês de novembro.

O objetivo principal do serviço é saber se o aluno está com o peso adequado. Realizada em cada creche integral do município, a avaliação é feita em todas as crianças entre seis meses e três anos e 11 meses. A pesagem é feita antes do desjejum e os resultados de peso e medida da criança são avaliados com base em uma tabela de referência padrão.

De acordo com a nutricionista Sheila Cunha, o objetivo da ação é acompanhar o crescimento da criança, avaliando se ela está dentro de um padrão biométrico esperado, dada sua altura e peso. “Após a avaliação, detecto quando há algum desvio, ou para mais ou para menos, e aí entro com a intervenção. Mando orientações para a creche e os profissionais colocam na agenda da criança para os pais, indicando um tipo de alimentação que se deve fazer em casa. Também envio recomendações para a cozinha da unidade escolar de uma alimentação diferenciada para aquele aluno específico”, afirmou.

A ação já foi realizada na Creche M. Dona Chica, no bairro Morro do Milagre, e na Escola M. Barnabé Mariano de Souza, na Cruz. Na próxima semana será a vez da Creche M. Tia Márcia, no bairro Poço Fundo, promover a avaliação.

Créditos à Ascom PMSPA

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem