"Queda" fatura 2º lugar em concurso cultural do Rio de Janeiro com imagem do descaso cultural

"Queda, fotografia de Junior Silqueiro, mostra descaso
com um dos mais importantes patrimônios
de São Pedro da Aldeia
O fotógrafo Junior Silqueiro, de São Pedro da Aldeia, faturou 2º lugar no concurso fotográfico do III Encontro do Patrimônio Fluminense no quesito Fragmentos de Memória, onde se mostram patrimônios culturais que estivessem fragmentados ou ameaçados. O resultado foi divulgado no dia 25 de agosto no Palácio Itaboraí no município de Petrópolis.

A foto intitulada "Queda" chama a atenção para o abandono de um dos principais pontos históricos e culturais de São Pedro da Aldeia e da Região dos Lagos, a Casa dos Azulejos, representante e parte da história do Brasil. Localizada no centro da cidade, o patrimônio está em estado de degradação com falta de conservação nítida apesar de ser tombado desde 2006 pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural – INEPAC.

Casa dos Azulejos
A casa foi erguida em 1847 pelo português Feliciano Gonçalves de Negreiros para residência da família. Possui um conjunto arquitetônico com 16 dependências, pátio interno com cisterna, quintal com árvores frutíferas e belíssimo portal de onde se vê o pôr do sol da Laguna Araruama. Enquanto viveu na casa, Feliciano Gonçalves recebeu diversos visitantes ilustres entre eles os a Princesa Isabel e seu marido, o Conde D'Eu.

Créditos ao Diário Aldeense




Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem