São Pedro da Aldeia avança na alfabetização de crianças na idade certa

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Em São Pedro da Aldeia o PNAIC é coordenado pela professora, Elizangela Regueira da Silva e uma equipe de seis orientadoras de estudos.

No primeiro semestre de 2013 a equipe do PNAIC trabalhou na organização de cursos de formação no município, realizou visitas de monitoramentos nas escolas, encontro de formação com os professores, participou de cursos e encontros fora da cidade e organizou a entrega dos livros e jogos aos professores alfabetizadores nas Unidades Escolares, segundo orientação do Ministério da Educação e Cultura (MEC).

Com cem por cento de aproveitamento, a equipe do PNAIC São Pedro da Aldeia atendeu até agora 160 professores e 168 turmas do 1 º, 2 º e 3 º anos de escolaridade. Atualmente 152 professores participam do Curso de Formação Continuada no PNAIC, que teve início em março.

A subsecretária de Educação da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer Fátima Motta avalia os resultados do PNAIC em São Pedro da Aldeia. “Com o empenho da equipe, os professores têm sido estimulados e estão mais dedicados ao trabalho diário. As aulas têm sido mais dinâmicas, com jogos pedagógicos, leituras literárias, músicas e muito mais. Com isso, os alunos têm desenvolvido a leitura, a escrita e cálculos com mais prazer e interesse. Os professores alfabetizadores têm relatado sobre a importância do Pacto e do comprometimento da Equipe do PNAIC com os cursos de formação continuada. Eles falam, também, que isso tem ajudado nas práticas em sala de aula. Participar do Pacto é um compromisso de todos nós”, disse Fátima Motta.

Créditos à ascom PMSPA

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem