São Pedro da Aldeia atinge 60% da meta de vacinação contra Poliomielite

Crianças com idade entre seis meses e cinco anos ainda podem se vacinar contra a Poliomielite (paralisia infantil) em São Pedro da Aldeia. A campanha de vacinação segue até o dia 21 de junho em 23 unidades de saúde da cidade, das 8h às 17h. Cerca de três mil doses já estão disponíveis no município. Somente os postos de Três Vendas, Flexeiras e a Policlínica da Base não vão oferecer a imunização. Segundo informações da Secretaria de Saúde, 3361 crianças já foram imunizadas, número que corresponde a 60% da meta estabelecida para vacinação.

De acordo com a Coordenadora Municipal de Imunização, Ângela Maria Santa Bárbara, é indispensável que os pais ou responsáveis levem a caderneta de vacinação da criança para que seja feita a atualização da mesma, se necessário. “As crianças que estiverem com o cartão de vacinação em dia vão receber a vacina via oral, por meio das duas gotinhas. Crianças entre seis meses e um ano de idade que não tiverem recebido todas as vacinas, vão ser imunizadas com a aplicação da VIP (Vacina Inativada contra Poliomielite). É importante também lembrar aos idosos que as vacinas contra a gripe, alvo da nossa última campanha de imunização, também estarão disponíveis para aqueles que ainda não se vacinaram”, ressaltou.

A vacina protege contra os três sorotipos da poliomielite – I, II e III e tem eficácia comprovada de até 95% em crianças com o esquema vacinal completo, segundo informações. Há mais de 20 anos não existem registros de casos de poliomielite no Brasil. O objetivo da campanha é garantir a não reintrodução da doença no território brasileiro, com a manutenção das campanhas de vacinação. A meta do Ministério da Saúde é imunizar 95% do mais de 12 milhões de crianças a partir dos seis meses até os menores de cinco anos de idade (quatro anos, onze meses e 29 dias).

A poliomielite é uma doença infecciosa viral aguda, altamente contagiosa que afeta principalmente crianças menores de 5 anos de idade. O vírus é transmitido por meio de alimentos e água contaminados e se multiplica no intestino, podendo invadir o sistema nervoso e até provocar quadros de paralisia. O vírus entra no organismo pela boca e se multiplica no intestino. Os sintomas da doença são febre, fadiga, dor de cabeça, vômitos, rigidez do pescoço e dores nos membros. Não há tratamento para a poliomielite, somente a prevenção por meio da vacina.


Créditos à ascom PMSPA

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem