Começa em São Pedro da Aldeia o julgamento de Dayana de Oliveira

Julgamento no Fórum Aldeense começou por volta das 11h23. foto: Heitor Moreira
O julgamento de Dayana de Oliveira começou às 11h23, no Forúm de São Pedro da Aldeia. Dayana é acusada de atirar contra suas duas filhas gêmeas de um ano, dentro de casa no bairro Vinhateiro, em São Pedro da Aldeia, em abril de 2011. Ela que estava presa em Bangu 8, no Rio de Janeiro, chegou à Região dos Lagos na última quarta-feira (5) e ficou na Delegacia de São Pedro da Aldeia, aguardando o julgamento desta quinta (6). Ao chegar no Forúm a mãe foi perguntada se era inocente. Respondeu positivamente balançando a cabeça e não se pronunciou até entrar no prédio.

O júri popular é composto por quatro mulheres e três homens que foram escolhidos por meio de sorteio. O avô materno foi o primeiro a ser ouvido, pois a primeira testemunha, um policial, ainda não havia chegado.

O avô paterno das meninas Alexandre de Castro disse que Dayana premeditou tudo que fez e que não tem dúvida nenhuma que ela seja a autora dos disparos.

''Eu espero que a justiça seja feita. Que a Dayana pegue uma pena bem severa. Não tenho nenhuma dúvida que foi ela quem atirou nas minhas netas. Ela premeditou tudo o que ela fez. Da outra vez fiquei de 9h30 até 13h esperando o julgamento pra nada. Tomara que hoje seja feita alguma coisa.'', disse o avô paterno.

Segundo o juiz da segunda Vara Criminal de São Pedro da Aldeia, Márcio Dantas, o julgamento deve durar apenas um dia. Dayana é acusada de dupla tentativa de homicídio qualificado. Ao todo 23 pessoas foram convocadas para comparecer ao fórum: 10 homens e 13 mulheres. Serão ouvidas 8 testemunhas entre policiais, vizinhos e familiares. Ainda de acordo com o juiz, a dinâmica do julgamento começa com 1h30 para a acusação, seguido do mesmo tempo para a defesa. Em seguida, haverá a réplica da acusação durante uma hora, seguida de mais sessenta minutos de tréplica da defesa. Depois disso, haverá pausa para o almoço.

Relembre o caso
Dayana de Oliveira foi presa suspeita de atirar contra suas duas filhas gêmeas dentro de casa no bairro de Vinhateiro, em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos do Rio, no dia 25 de abril de 2011.

Na época do início das investigações, a delegada da 125ª DP (São Pedro da Aldeia), Claudia Maria Faissal, admitiu que todos os indícios da investigação apontavam a mãe como a principal suspeita. "São várias coisas, como frases ameaçadoras em mensagens enviadas para o pai das meninas, o tipo de perfil dela, seu comportamento e até mesmo a história que ela conta", explica.
De acordo com Faissal, quando o caso aconteceu, o pai não vivia com as crianças e ficou desesperado com a situação. "A gente acredita que ela fez isso para tentar atingir seu ex-companheiro", contou a delegada, na época.

Segundo Faissal, a mulher alegou, em depoimento, que um homem teria entrado em sua casa para praticar um assalto e atirou contra as crianças. Ainda segundo a suspeita, o homem também a teria esfaqueado. No entanto, de acordo com a delegada, a mulher apresentou apenas uma lesão superficial no toráx, que poderia ter sido feita por ela própria. "Tudo leva a crer que foi ela", disse a delegada em 2011.

Créditos ao G1

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem