Prefeitura de São Pedro da Aldeia promove Campanha de Prevenção ao Acidente de Trabalho

Em homenagem ao dia 28 de abril – Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho – a Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Saúde, promove, nesta quinta (26) e sexta-feira (27), a “Campanha de Prevenção ao Acidente de Trabalho”. Dentre as ações oferecidas estão a vacinação contra o tétano e a distribuição de informativos. Os procedimentos serão realizados por uma equipe de cinco técnicos em enfermagem sob a supervisão de uma enfermeira. O evento acontecerá das 7h às 08h30min na Secretaria de Serviços Públicos, situada à Rua 8 s/nº, no bairro Balneário São Pedro.  A Campanha está inserida no Programa Municipal de Saúde do Trabalhador. A expectativa é de que mais de 300 trabalhadores participem.

 Clique para ampliar
De acordo com a enfermeira e coordenadora do Programa, Dayana Valente, o objetivo da Campanha é assegurar a saúde do trabalhador municipal. “Muitos trabalhadores não sabem se já receberam a vacina antitetânica ou nunca receberam. Nosso intuito é orientar esses cidadãos, contribuindo para a construção um ambiente de trabalho mais saudável e seguro. Garantir a saúde do trabalhador, além de ser uma preocupação e um dever do empregador, é também um objeto da Saúde Pública municipal e um direito garantido na Constituição Federal. O Prefeito Carlindo Filho tem a saúde como prioridade e nós, da administração, temos o dever de cumprir esse propósito”, disse.
A enfermeira esclareceu ainda sobre os procedimentos necessários em caso de acidente de trabalho. “O empregador tem o dever de prestar os primeiros socorros. É importantíssimo que o trabalhador se encaminhe ao Pronto-Socorro para o atendimento e notificação do acidente no Sistema de Informação de Agravos de Notificação do SUS (SINAN), independente de seu vínculo empregatício. A notificação é essencial para o conhecimento e controle desses acidentes. É através desse banco de dados que nós temos condições de realizar ações municipais de promoção e prevenção em saúde dos trabalhadores”, completou.
O tétano acidental geralmente é adquirido através da contaminação de feridas, mesmo pequenas, com esporos  do Clostridium tetani, que podem ser encontrados no solo, em ambientes empoeirados, estercos ou superfície de objetos, principalmente quando metálicos e enferrujados. A limpeza do ferimento com água e sabão e a retirada de corpos estranhos, como terra, fragmentos metálicos e de madeira, são essenciais para evitar infecções secundárias com outras bactérias.

Créditos à PMSPA

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem