Alunos de escolas municipais aldeenses são premiados com Menção Honrosa pela OBMEP

Três alunos da Rede Municipal de São Pedro da Aldeia receberam o prêmio Menção Honrosa da OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – pelo bom desempenho obtido na competição. Os alunos Thiago Senos Maurício Soares, da E. M. Luiza Terra de Andrade, Ademir Moreira Junior, da E. M. Vinhateiro, e Vinícius de Jesus Abreu Macedo, da E. M. Francisco Paes de Carvalho Filho, foram motivos de muito orgulho para as escolas e familiares e, ainda, exemplos para colegas de sala de aula.

A OBMEP é um projeto do Governo Federal que tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. Iniciada em 2005, a Olimpíada vem crescendo a cada ano e criando um ambiente estimulante para o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o país. Em 2011, cerca de 18,7 milhões de alunos se inscreveram na competição e mais de 98% dos municípios brasileiros estiveram representados. Destes, apenas 30.000 alunos receberam a premiação de Menção Honrosa, além dos 3.200 estudantes premiados com medalhas de ouro, prata e bronze.

A grande vantagem de estar dentre os premiados é a possibilidade de participar do PIC – Programa de Iniciação Científica Jr., substituindo os medalhistas que desistirem de participar do programa. Vários medalhistas desistem por ingressarem em universidades ou escolas particulares. A substituição é feita considerando a classificação na 2ª fase da OBMEP 2011 e a disponibilidade de pólos.

A E. M. Luiza Terra de Andrade realizou uma verdadeira festa para homenagear o aluno Thiago Senos. “Fiquei muito surpreso e feliz ao chegar à escola e ver uma faixa me parabenizando, os colegas me aplaudindo e a minha família me apoiando”, conta Thiago. Ele explica que se preparou bastante para as provas, refazendo simulados disponíveis na internet e recorrendo aos professores quando tinha dúvidas. “Os professores de matemática da minha escola nos motivaram bastante e sempre davam auxílio das questões mais difíceis. Eles levavam simulados de anos anteriores e refaziam as questões conosco. Em casa eu reforçava com mais atividades e, se por acaso eu não conseguisse fazer, retornava com as questões para os professores”, explica.

Thiago é um dos alunos que mais representa a escola em projetos e olimpíadas. Ele também foi finalista da Olimpíada Ortográfica de Soletração de São Pedro da Aldeia em 2011 e promete se esforçar bastante para garantir o título neste ano. “Vou continuar me esforçando e me dedicando aos estudos para conquistar títulos”, revela o estudante que diz ainda não ter decidido que profissão seguir. “Eu sei que vou continuar meus estudos. Quero fazer faculdade e ter uma profissão. Gosto muito de Ciências, então até acredito que poderei ser um bom professor de Ciências, mas ainda está cedo para afirmar”, diz o menino de apenas 13 anos.

Com futuro promissor, Thiago, que atualmente cursa o 8º Ano do Ensino Fundamental, é o orgulho da família. O irmão, Felipe, que está de casamento marcado, revela que deseja que os filhos sigam o caminho do tio. “Meu irmão será exemplo para meus filhos. Quero muito que ele continue assim”. Já a mamãe Ana Lúcia era só alegria. “Quando a diretora me ligou avisando eu pedi dispensa do trabalho para ver mais essa conquista de meu filho. Eu e meu marido temos que trabalhar o dia inteiro e o Thiago estuda em escola pública. Conversamos muito sobre a importância dos estudos, mas não podemos acompanhar muito essa tarefa. Então, saber que nossos filhos estão seguindo o caminho que indicamos é muito gratificante”, fala emocionada.

As inscrições para a OBMEP 2012 já foram abertas. Cada escola pública deve inscrever-se até o dia 30 de março pelo site www.obmep.org.br. Nesse mesmo site, é possível encontrar simulados e banco de respostas dos anos anteriores.

Créditos ao Jornal de Sábado.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem